Aconteceu na última sexta-feira, dia 24, a Audiência Pública sobre inclusão de testes sorológicos para Covid-19

A Audiência Pública contou com a presença de profissionais representantes de diversas entidades, dentre elas: Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Departamento de Clínicas Médicas da UERJ, Associação Brasileira Superando Lúpus, Sociedade Brasileira de Infectologia, NUDECON, FENASAÚDE, ABRAMGE, ANVISA, Unimed do Brasil, Ministério da Saúde e IDEC.

Durante a apresentação dos motivos, pôde-se perceber que a maioria dos profissionais não concordou com a inclusão dos testes sorológicos no Rol de Procedimentos e Eventos da ANS da forma como ocorreu. Os profissionais acreditam que os testes não são tão assertivos e, assim, foram apresentadas diversas alterações da DUT para torná-la mais específica, para casos mais severos de quadro gripal e não qualquer resfriado, como foi publicada.

De forma exemplificativa, selecionamos a sugestão apresentada pelo Dr. Alexandre Naime Barbosa, representante da FENASAÚDE:

“Proposta de DUT

Sars-Cov-2 (Coronavírus COVID-19) – PESQUISA DE ANTICORPOS IGA, IGG OU IGM – QUANTITATIVO

  1. Cobertura obrigatória para realização de teste sorológico quantitativo para Covid-19 desde que preenchidos os seguintes critérios, conforme solicitação do médico assistente:

 

  1. Síndrome Gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave, caracterizadas por tosse, espirros, dor de garganta, coriza, dificuldade respiratória, podendo apresentar febre (aferida ou relatada), com início dos sintomas há pelo menos 8 dias e testes de RT-PCR para Sars-Cov-2 negativo
  2. A critério do médico assistente, poderá ser realizada a pesquisa em pares de IgA/IgG ou IgM/IgG
  3. Caso o exame sorológico tenha sido realizado entre o 8º e o 14º dias de sintoma e o resultado tenha sido negativo, só caberá uma repetição após o 19º dia após o início dos sintomas
  1. Será excluída de cobertura a realização de teste sorológico para Covid-19 nos seguintes casos:
  1. Resultado de RT-PCR para Sars-Cov-2 positivo
  2. Para screening de qualquer tipo, inclusive de retorno ao trabalho, pré-operatório ou controle de cura
  3. Solicitação com menos de 8 dias do início dos sintomas
  4. Pesquisa de IgA e IgM em conjunto
  5. Pesquisa de anticorpos totais (qualitativo ou quantitativo)
  6. Testes Rápidos (qualitativo ou quantitativo)”

                Vale lembrar que ainda não houve decisão sobre o assunto, assim, contem com o time da Prospera para atualizações e novidades sobre a inclusão de testes sorológicos para Covid-19.

Fonte: site da ANS


Data da notícia: 27/07/2020

TOP