A ANS participou, nesta segunda-feira, 9/2, do webinário Agora Tem Especialistas, promovido pela Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), a fim de auxiliar as associadas da entidade sobre as novas regras e oportunidades do programa, que foi criado pelo governo federal e conta com meios de compensar dívidas do ressarcimento ao SUS e de outros débitos com a União por parte das operadoras através da oferta direta de sua rede, a partir de consultas, exames e cirurgias eletivas para a população.
O diretor-presidente da ANS, Wadih Damous, participou da abertura do encontro, que foi realizado de forma remota, ao lado do diretor de Estratégias para a Expansão e a Qualificação da Atenção especializada do Ministério da Saúde, Rodrigo Oliveira, e do presidente da Abramge, Gustavo Ribeiro.
“Nós sabemos das dimensões e dos serviços prestados pelo SUS, que é um patrimônio do nosso país, mas também sabemos de suas dificuldades e de seus gargalos. Com esse programa, o governo está proporcionado a troca de dívidas das operadoras com o SUS por assistência médica de alta complexidade aos cidadãos brasileiros que não conseguem arcar com o custo de um plano de saúde e dependem do SUS, mas não conseguem acesso ágil ao atendimento. E é importante dizer que o programa não se resume ao ressarcimento ao SUS, que é um processo que está dentro da atuação da ANS, porque os créditos financeiros e valores tributários também fazem parte da iniciativa. Mas eu quero destacar aqui que fazer parte do Agora Tem Especialista significa ajudar na construção de política pública que beneficiará milhões de brasileiros", enfatizou.
Em seguida, Rodrigo Oliveira fez um panorama dos processos do Agora Tem Especialistas e falou sobre os eixos e componentes que estruturam o programa.
Após a apresentação, os representantes das operadoras puderam esclarecer suas dúvidas sobre a adesão à iniciativa e o abatimento de dívidas e valores, sejam vencidos ou futuros.
Data da notícia:
11/02/2026