ANS alerta para mês de prevenção ao suicídio

ANS promove alerta de prevenção ao suicídio. O mês de setembro é voltado à campanha SETEMBRO AMARELO que visa alertar a população sobre esse problema mundial e grave.
 
Informações da OMS
 
Conforme as estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) está é uma das principais causas de morte em todo o mundo.
 
O número de vidas ceifadas pelo suicídio é maior do que pelo HIV, malária ou câncer de mama. 
 
Em 2019, uma em cada 100 mortes foi causada por suicídio, segundo o relatório “Suicide worldwide in 2019”, divulgado pela OMS em meados de junho último. A maioria dos casos está relacionada a doenças como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias químicas. 
 
O dia 10/09 é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio!
 
Nesta data, ações no mundo são realizadas para divulgar os cuidados com a saúde mental e às formas de identificar o problema. 
 
A identificação de pequenas mudanças de comportamento pode auxiliar no diagnóstico precoce, pois podem ser indícios de sintomas de um quadro mais grave.
 
Quais ações preventivas são adotadas pela ANS?
 
A agência reguladora afirma que o consenso é de que ações preventivas são sempre o melhor caminho. Destaca-se a implantação de programas para Promoção de Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças (Promoprev). 
 
Promoprev, como funciona?
 
As operadoras de planos de saúde solicitam à ANS que analise os programas de promoção e prevenção que elas cadastram eletronicamente. Caso todos os requisitos sejam cumpridos, a ANS aprova os programas e eles passam a ser monitorados anualmente. Os programas de promoção e prevenção de riscos e doenças que as operadoras elaboram e submetem à ANS para análise e aprovação são de caráter voluntário e foram criados como forma de estimular a promoção de um modelo de atenção que tenha foco na gestão da saúde dos beneficiários dos planos de saúde.
 
Contudo, lembramos que devido a alteração da RR n° 01/2017, o “Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças” passou a ser de competência da DIDES. Em razão dessa reestruturação houve a suspensão, desde o dia 05/07/2021, das seguintes atividades do programa: 
 
  • submissão de novos programas por meio do Formulário de Cadastramento (FC);
  • inscrição de novos programas por meio do Formulário de Inscrição (FI).
 
Ressaltamos que os programas que estão em processo de avaliação e em curso não serão prejudicados e segundo a ANS, em breve as atividades acimas serão retomadas.
 
Mas, e a Certificação de Boas Práticas, é verdade que ela também traz ações para à saúde mental dos beneficiários?
 
É verdade, a Certificação de Boas Práticas em Atenção Primária à Saúde propõe um modelo inovador na saúde suplementar para a reorganização da porta de entrada do sistema, com base em cuidados primários em saúde, com vista à indução da mudança do modelo de atenção e ao modelo de remuneração para geração de valor. 
 
Na prática, se a sua operadora quer obter a mencionada certificação em seu nível máximo (Certificação Plena), deve desenvolver ações relativas à saúde mental de seus beneficiários. 
 
LEMBRE-SE, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO! Caso precise de auxílio, PROCURE:
 
A  sua operadora, verifique se ela oferece algum tipo de programa de acolhimento. Também é possível procurar apoio nos seguintes locais:  
 
CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) das cidades em horários comerciais;
Psicólogos ou psiquiatras para consulta presencial ou remota; 
CVV (Centro de Valorização da vida), ligando para o número 188.
 
Para os casos em que a tentativa de suicídio tenha ocorrido, deve-se ligar para o SAMU (192) ou para o Corpo de Bombeiros (193) para atendimento imediato. 
 
Fonte: ANS.


Data da notícia: 13/09/2021

TOP